007

Tão rápido quanto a epidemia do novo coronavírus, uma série de boatos sobre o vírus e o contágio da COVID-19 vieram à tona neste último mês. Confira em nosso blog algumas verdades e algumas mentiras sobre a doença.

De início faremos um alerta: Cuidado com as informações anunciadas em postagens nas redes sociais como Twitter e Facebook, com mensagens virais de WhatsApp e com as publicações em sites e blogs não OFICIAIS que tratam sobre o tema.

Em nosso blog você poderá saber mais sobre a COVID-19.


A Vale Diagnósticos selecionou as 4 notícias mais populares sobre o coronavírus e checou seu grau de veracidade consultando fontes oficiais de informação sobre saúde como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde, confira:

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O CORONAVÍRUS E A COVID-19

ÁLCOOL EM GEL E O BAFOMÊTRO

O Ministério da Saúde informa: A utilização do álcool em gel como medida de prevenção às doenças transmissíveis é eficaz e importante para evitar a disseminação de vírus. A inalação momentânea do álcool em gel após sua utilização pode durar alguns segundos nos pulmões, caso esteja em ambiente fechado, com pouca ventilação. Contudo, é eliminado em menos de dois minutos.



CHÁ QUENTE CURA CORONAVÍRUS

O Ministério da Saúde informa: A temperatura do corpo humano é de pelo menos 36°C, assim, beber água a uma temperatura de 26 a 27 °C não traz benefício algum em relação à prevenção ou eliminação do Coronavírus (COVID-19), uma vez que no corpo humano o vírus tolera temperatura de pelo menos 36°C.

O período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5.2 dias, com intervalo que pode chegar até 14 dias. Até o momento, não há nenhum medicamento, chá, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus.



TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

O Ministério da Saúde informa: A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



CURAS PALEATÍVAS DA COVID-19

O Ministério da Saúde informa: Até o momento não existe um tratamento específico para o Coronavírus (COVID-19), existem apenas tratamentos experimentais em avaliação. A cura dos infectados se dá pela própria resposta imune do organismo, sendo que pessoas diferentes vão ter uma capacidade de resposta diferente ao vírus. Algumas pessoas não chegam a desenvolver sintomas, enquanto outras progridem para uma infecção grave e fatal. O tratamento médico dos casos visa fornecer suporte para os pacientes caso ocorram formas graves, com a administração de oxigênio por exemplo, ou tratamento para complicações que possam ocorrer, além de terapia sintomática para alívio de febre e mal estar.



Tem mais dúvidas? Entre em contato conosco:
Tel: (11) 3402.0959
Cel: (11) 93218-1539
E-mail: contato@valediagnosticos.com.br