descarte

Sim, por isso, é tão importante que o descarte de luvas e máscaras deva ser feito corretamente para evitar o contágio da COVID-19. Por ter uma transmissão considerada de alto nível e sobreviver horas e até dias, o vírus representa um risco para catadores e profissionais envolvidos com a coleta de resíduos. 

ESTABILIDADE DO CORONAVÍRUS EM SUPERFÍCIES

Estudo publicado pela New England Journal of Medicine - em março de 2020 - avaliou a estabilidade da COVID-19 em diversas superfícies e estimou suas taxas de decaimento.
Chamado oficialmente de Sars-CoV-2, o novo coronavírus pode permanecer até 3 horas em aerossóis, 4 horas sobre cobre e até 24 horas em papelão.
A viabilidade mais longa do vírus foi em aço inoxidável e plástico: a meia-vida média estimada foi de aproximadamente 5,6 horas em aço inoxidável e 6,8 horas em plástico, tendo como tempo máximo de 72 horas após a aplicação nessas superfícies.
Ainda não há estudos sobre a viabilidade deste novo vírus em tecidos. No entanto, sabe-se por estudos realizados com outros patógenos que, de forma geral, os vírus podem ter sobrevida de 72 a 96 horas nos panos.



COMO DESCARTAR CORRETAMENTE SUAS LUVAS E MÁSCARAS

A capacidade do vírus de sobreviver por muito tempo apenas ressalta a importância da limpeza de superfícies, por isso, anote algumas dicas:

- O descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
- O material NÃO deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser doado sob hipótese alguma a catadores
- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus qualquer resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
- Nesses casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida.
- Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.



Vale Diagnósticos, ao seu lado sempre!