Gripes e resfriados são infecções respiratórias que podem ocorrer o ano todo, considerando que os vírus causadores têm alto potencial de mutação. No entanto, os meses de inverno e até de outono contribuem para um aumento nos casos, por conta do clima frio e seco que afeta a sobrevida do vírus no ambiente e principalmente muda o nosso comportamento.
Dessa forma, pensar em como evitar a gripe no inverno consiste em observar nossas ações e tomar medidas preventivas relativamente simples. A ideia é nos proteger da gripe e também evitar que nossas atitudes ajudem a espalhar o vírus.
Separamos aqui uma lista com 9 dicas de como evitar a gripe no inverno ou prevenir que outras pessoas sejam contaminadas por nós, mudando nossa forma de agir quando notamos os seus sintomas.
A estação até pode favorecer o aumento dos casos de gripes e resfriados, mas nós podemos combater esses efeitos no nosso dia-a-dia, focando na prevenção e tratamento. Leia e saiba como se prevenir!
Perigos da gripe no inverno
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza, capaz de provocar algumas variações dessa doença e provocar sintomas com intensidade considerável. No inverno, nosso organismo pode estar mais suscetível a doenças por conta do clima frio e seco.
De modo geral, a queda na temperatura e umidade resseca e pode ferir as mucosas da face, principalmente nas narinas, que é a principal porta de entrada para o vírus da gripe naturalmente, o que fica ainda pior quando ocorrem feridas nessa região.
Além disso, nessa época temos a tendência de nos aglomerar com mais facilidade ou então permanecer mais tempo em locais fechados, o que favorece a propagação do vírus no ambiente.
Por fim, há indícios de que o clima frio e seco estejam associados a maior sobrevida do vírus fora do organismo hospedeiro, o que aumenta também as chances de contágio.
Grupo de risco da gripe sazonal
Embora a gripe comum tenha um risco relativamente baixo e raramente se desenvolva em complicações mais severas quando afeta uma pessoa adulta saudável, seu impacto no chamado grupo de risco da gripe oferece mais chances de sequelas mais graves.
Por esse motivo, unidades de saúde pública costumam promover campanhas de vacinação contra a gripe, focadas principalmente nos membros do grupo de risco, por conta de sua maior vulnerabilidade aos efeitos graves da doença.
A vacina é a forma mais eficiente de prevenção e aumenta bastante a resistência do indivíduo e a taxa de sobrevivência, ao mesmo tempo que evita o avanço da gripe no inverno.
O grupo de risco da gripe sazonal, que ocorre nos meses de outono e inverno, é composto pelos seguintes indivíduos:
Prevenção a gripes e resfriados no inverno
A vacinação é a melhor forma de evitar a gripe no inverno, considerando que a vacina é elaborada para combater os agentes causadores da doença que estão em alta a cada ano, sendo a única forma confiável de se proteger da gripe através de anticorpos.
No entanto, cabe aqui a ressalva de que os efeitos preventivos da vacina duram apenas um ano, por conta da alta capacidade de mutação do vírus da gripe.
Também é válido mencionar que a vacina contra a gripe não previne resfriados, considerando que apesar das similaridades, essas doenças são causadas por patógenos diferentes. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e seus subgrupos, enquanto resfriados podem ser causados por uma grande variedade de vírus e bactérias.
9 dicas de como evitar a gripe no inverno
Essas medidas servem para nos prevenir a gripe e também para proteger as pessoas ao nosso redor. A partir desse objetivo, reunimos 9 dicas de como evitar que a gripe se espalhe no inverno. Confira!
Quando pensamos em como evitar a gripe no inverno, a vacina é a melhor alternativa. Porém, para a população fora dos grupos de risco, ela pode não ser acessível. Com isso, é importante tomar medidas para fortalecer a imunidade, evitar a contaminação e frear a propagação do vírus.
1. Aumente a ingestão de líquidos
O primeiro hábito a ser adotado é bem simples, trata-se do aumento da ingestão de líquidos. Em média, um ser humano adulto deve beber aproximadamente 2 litros de água, sucos e similares diariamente, com um organismo hidratado sendo mais resistente contra doenças.
Nos meses mais frios, a demanda do corpo por líquidos pode aumentar. Apesar de não produzir suor, acabamos perdendo mais líquidos através da urina. Por isso, é importante fazer a reposição constante a fim de evitar a gripe e resfriados.
2. Lave as mãos com frequência
Hábitos de higiene também são muito importantes para se proteger da gripe. Lavar as mãos com frequência, por um período de 40 segundos, pelo menos ajuda a eliminar a propagação do vírus, que pode sobreviver em diversas superfícies que tocamos, como maçanetas e corrimões.
3. Cubra a face ao tossir ou espirrar
Entre as medidas que uma pessoa que pode estar gripada deve adotar, temos o hábito de cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, preferencialmente com a parte interna dos cotovelos. Caso utilize as mãos, é recomendado higienizá-las logo em seguida.
4. Faça repouso caso tenha sintomas
Uma pessoa com sintomas de gripe não deve ficar em ambientes fechados com outros indivíduos, já que essa é a principal causa da sazonalidade da gripe. Os sintomas da gripe são:
5. Evite o contato com pessoas doentes ou com problemas respiratórios crônicos
Da mesma forma, caso tenha conhecimento de uma pessoa que apresenta sintomas de gripe, é importante evitar o contato sempre que possível.
Além disso, pessoas com doenças respiratórias crônicas podem apresentar uma imunidade enfraquecida e maior suscetibilidade ao vírus da gripe, portanto tem mais chances de desenvolver uma gripe repentinamente.
6. Evite tocar os olhos, nariz e boca
Voltando para os hábitos que podemos adotar para evitar a gripe no inverno, é muito importante ficar atento ao que fazemos com as nossas mãos. Como manipulamos objetos compartilhados, como canetas, chaves e maçanetas, tocar os olhos, nariz ou boca pode representar um risco.
7. Higienize as mãos e objetos pessoais com álcool-gel
Nem sempre é possível lavar as mãos com água e sabão, por isso, leve consigo um frasco de álcool-gel e higienize as mãos sempre que for necessário, especialmente antes e depois de tocar em um objeto de uso comum.
8. Durma ao menos 8 horas por dia
Uma boa noite de sono, com duração média de 8 horas, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, promovendo o funcionamento adequado do metabolismo que irá repor as células de defesa do nosso organismo.
9. Mantenha uma dieta balanceada e nutritiva
Uma dieta balanceada e nutritiva também é uma forma muito relevante de como evitar a gripe no inverno. Nossa demanda por energia e nutrientes fica maior, já que o corpo precisa compensar a falta de calor.
Além disso, ao consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam na imunidade, você fornece o combustível necessário para manutenção das defesas do corpo.
Mantenha-se atento e previna-se.
Compartilhar:
Últimas Publicações
ASSINE A NOSSA NEWSLETTER
AO SEU LADO SEMPRE
© Copyright / 2024 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Hara Comunicação