A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

LEIA MAIS SOBRE EXAMES

CONFIRA NOSSAS DICAS DE SAÚDE

FIQUE POR DENTRO DO VALE DIAGNÓSTICOS


Tira dúvidas: Entenda o resultado de um exame de urina

O exame de urina/EAS é um dos exames mais importantes que devem ser realizados no check-up de rotina. Isso é importante, inclusive, para realizar diagnóstico precoce de quadros de saúde que podem interferir na sua qualidade de vida.

Os resultados podem trazer parâmetros importantes e é interessante que você entenda o que está presente ali, até mesmo, para entender as razões pelas quais a sua realização é essencial.

Entenda quais são os parâmetros analisados no exame EAS e tire suas dúvidas sobre o assunto.

pH

Um primeiro ponto que você pode encontrar nos exames EAS é a análise de pH. Ele analisa a acidez da urina, o que pode trazer informações importantes para os quadros de saúde.

Uma urina com pH saudável deve estar entre 5 a 8. Uma urina mais ácida (abaixo de 4,5) pode mostrar uma dieta que esteja mais rica no consumo de proteínas e frutas ou, então, um quadro de acidose, característico de diabetes mal controlada.

Já um pH mais alto, ou seja, mais alcalina, pode ser indicativo de alguns quadros de saúde, entre eles:

  • insuficiência renal crônica;
  • alcalose respiratória;
  • acidose respiratória;
  • bacteriúria, entre outros.

Densidade

Os exames de EAS analisam, também, a densidade da urina. Os padrões normais são mais próximos de 1000 (que igual a densidade da água). Quanto mais próximo, significa que elas estão bem diluídas.

Urinas muito densas (ou seja, com densidade próxima de 1035) podem identificar quadros de desidratação e pode conter uma maior concentração de substâncias sólidas, cor mais amarelada e odor mais forte.

Glicose na urina

Um outro quadro analisado na urina é a concentração de glicose. Ela permite, por exemplo, identificar um risco aumentado já do desenvolvimento de diabetes. Isso acontece, principalmente, quando os níveis sanguíneos estão mais elevados, muito característicos em pacientes com diabetes.

Quando há uma concentração maior de glicose no sangue, ele escapa para a urina e pode indicar, também, uma sobrecarga dos rins para filtragem dessa substância.

Também é possível encontrar glicose na urina sem ter diabetes: isso pode indicar uma doença renal, que está passando por dificuldades de filtrar as substâncias do sangue para excreção adequada.

Características da urina

Para além de tudo que listamos, temos também a necessidade de avaliar outras características e presença de substâncias e microorganismos na urina. Alguns pontos que podem aparecer são:

  • proteínas na urina: se elas estão sendo detectadas, pode ser sinal de problemas nos rins, que não estão conseguindo filtrar o sangue adequadamente;
  • sedimentos: pode representar presença de cristais e sedimentos, sendo um sinal de cálculo no trato urinário;
  • hemácias: representam presença de sangue na urina. Isso pode identificar casos de cistites, doenças renais graves e infecções urinárias;
  • corpos cetônicos: produtos de metabolização de gorduras, aparecem na urina quando o corpo tem maior dificuldade para usar glicose como fonte de energia. Surge em quadros de diabetes ou, então, quando há um jejum mais prolongado.
  • Contudo, todos esses resultados dos exames de EAS devem ser analisados pelo médico responsável pelo pedido. Em caso de alguma alteração, o profissional poderá avaliar o diagnóstico de algum tipo de problema e realizar os tratamentos adequados.

Para isso, é importante fazer o agendamento do seu exame de urina e acompanhar as orientações necessárias para a sua realização.

Faça seu exame de urina  no Vale Diagnósticos. 

https://www.valediagnosticos.com.br/check-ups/

Compartilhar:

Últimas Publicações

31 de janeiro de 2024

Prazo para realização do exame toxicológico é prorrogado; veja o calendário

6 de fevereiro de 2024

Fevereiro Roxo e laranja.

25 de outubro de 2023

Vale na Mídia: Jornal Tribuna de Joanópolis

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© Copyright / 2023 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais