A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

EXAMES

DICAS DE SAÚDE

INSTITUCIONAL


FAQ: Respondendo as principais dúvidas
Hoje iremos responder as principais perguntas que recebemos em nosso laboratório. Fique sabendo e boa leitura ^_^!

É VERDADE que os resultados de exames laboratoriais apoiam cerca de 70% das decisões médicas. E é preciso muito cuidado e responsabilidade do laboratório e do paciente para os exames e resultados sejam precisos. Mas, quando se fala em exame laboratorial muitas questões surgem, principalmente, porque há alguns mitos que nos rondam há tempos. 

Isso acontece principalmente porque, as indicações médicas variam muito de exame para exame, e nem sempre o que é indicado para um é necessariamente indicado para outro. Mas, calma!  Hoje viemos solucionar e explicar uma série de dúvidas que recebemos aqui no Laboratório Vale Diagnósticos e esperamos ajudar vocês. 

Qualquer exame pode ser feito à tarde? 
A maioria dos exames pode ser feita à tarde, desde que obedeça, quando necessário, o tempo de jejum. Existem algumas exceções como, por exemplo, o exame de Cortisol e ACTH que são realizados preferencialmente na parte da manhã porque é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.

Posso beber água durante o jejum? 
Essa é uma questão bem delicada.
Pode consumir sim, mas não deve em excesso apenas para saciar a sede mesmo, o consumo em excesso pode interferir em alguns exames, como o de urina. 

Como proceder para a coleta de exame de urina?
A urina coletada deve ser preferencialmente a primeira da manhã.
Caso isso não ocorra, o ideal é permanecer cerca de 2 horas sem urinar, para depois realizar a coleta em frasco fornecido pelo laboratório. 

IMPORTANTE: Em caso de coleta, sem ser a primeira da manhã, é importante seguir essas recomendações: Fazer higiene adequada, desprezar o primeiro jato, colhendo o material do jato intermediário. Levar imediatamente ao laboratório e, caso não seja possível, refrigerar e entregar até 2 horas depois da coleta.

A menstruação interfere nos exames?

Pode, nos exames de urina pode causar alteração, por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual.
Nos casos de urgência, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.
Quando se trata de exames de sangue, geralmente não há problemas, porém diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e, portanto, é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado

A atividade física atrapalha nos exames de laboratório?
Alguns exames podem ter seus valores alterados pelo esforço físico, sim. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que se costuma chamar de condições basais, por isso a grande maioria dos exames é realizada pela manhã.

É possível fazer os exames com febre ou gripe?
Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico, check-up, ou para acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril não devem ser realizados fora das condições normais de saúde. O ideal é consultar o médico antes de realizar exames nesta situação.

Jejum de 12 horas é obrigatório para exames de sangue?
Não. A maioria dos exames laboratoriais não precisa de jejum de 12h. Um exame que pode ser necessário o jejum de 12h é o triglicerídeo.  No entanto, até este exame pode ser realizado sem jejum, caso o seu médico opte por esta modalidade. No laudo do exame de triglicerídeo existe uma tabela de referência com os valores esperados caso a coleta tenha sido coletada com ou sem jejum.

FAÇA EXAMES PERIÓDICOS

Cuidar da saúde em si, já é uma razão mais do que suficiente para realizar exames e as informações passadas objetivam te motivar a cuidar da sua saúde e realizar exames periódicos com foco na prevenção. Realizar check-up e visitar regularmente o seu médico ajuda no diagnóstico precoce e até mesmo a cura de diversas doenças. Cuide-se, sua vida VALE muito!

Compartilhar:

14 de setembro de 2021

Check UP Médico: Quais os exames fazer?

11 de outubro de 2021

Vacinas do bebê: saiba quais são e quando tomar

12 de agosto de 2021

Exames laboratoriais para medicina ocupacional

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© Copyright / 2021 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais