A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

LEIA MAIS SOBRE EXAMES

CONFIRA NOSSAS DICAS DE SAÚDE

FIQUE POR DENTRO DO VALE DIAGNÓSTICOS


Fevereiro Roxo e laranja.

No segundo mês do ano as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate de algumas doenças crônicas. 

As duas cores têm o significado especial de informar e elucidar sobre doenças de incidências notáveis que acometem a população: leucemia, que é representada pela cor laranja, e, lupus, fibromialgia e mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa.

Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.

Além de as três serem condições crônicas, elas têm outro ponto em comum: o diagnóstico precoce é determinante para que o paciente possa ter uma boa qualidade de vida.

Fevereiro Laranja: a doação de medula óssea salva vidas!

No segundo mês do ano, também acontece a campanha que conscientiza a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia. 

A leucemia é o tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes. Ela atinge a medula óssea e impede ou dificulta a produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Em virtude disso, o organismo fica muito mais suscetível a contrair uma série de doenças, infecções e hemorragias.

O transplante de medula óssea é uma das formas mais eficazes de tratar a doença. Por isso, os hospitais estão sempre em busca de doadores. E para ser um deles, é muito fácil: basta ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não sofrer de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, câncer, doenças reumatológicas e autoimunes.

Procure o banco de sangue da sua cidade para se informar melhor.

O Vale Diagnóstico apoia todas as campanhas em defesa da vida!

Compartilhar:

Últimas Publicações

31 de janeiro de 2024

Prazo para realização do exame toxicológico é prorrogado; veja o calendário

6 de fevereiro de 2024

Fevereiro Roxo e laranja.

25 de outubro de 2023

Vale na Mídia: Jornal Tribuna de Joanópolis

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© Copyright / 2023 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais