O hemograma completo é um exame de sangue que analisa a quantidade e a forma de três tipos de células no sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. Esses componentes são avaliados a partir de uma comparação com valores de referência (os números podem variar de acordo com sexo e idade).
Para entender melhor sobre o hemograma é preciso entender um pouco mais sobre o sangue. O sangue tem um papel essencial na manutenção e proteção do corpo humano. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes e outras substâncias nas células. Sua composição é feita de:
Dessa forma, uma mudança no padrão dessas células indica que algo está errado no corpo. Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.
O hemograma é uma grande ferramenta para descobrir como está a saúde do paciente. Resultados anormais indicam que algo está errado e, a partir daí, é possível iniciar uma investigação médica. Dentre as doenças possíveis de identificar estão:
Além desses casos, o exame também garante que o paciente possa fazer uma cirurgia e mostra como o corpo reage a determinados tratamentos.
Na maioria dos casos, um hemograma faz parte dos exames de rotina. Mas, algumas vezes, pode ser solicitado para investigar a causa de sintomas como fraqueza; cansaço; sangramento do nariz, gengivas ou pele; anemia; infecções; doenças do sangue e manchas roxas em grande quantidade.
Para saber mais sobre EXAMES CLIQUE AQUI
Compartilhar:
Últimas Publicações
ASSINE A NOSSA NEWSLETTER
AO SEU LADO SEMPRE
© Copyright / 2024 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Hara Comunicação