A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

EXAMES

DICAS DE SAÚDE

INSTITUCIONAL


Hemograma: O que é e quais doenças pode detectar?

O que é um hemograma completo?   

 O hemograma completo é um exame de sangue que analisa a quantidade e a forma de três tipos de células no sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. Esses componentes são avaliados a partir de uma comparação com valores de referência (os números podem variar de acordo com sexo e idade).

Composição do sangue  

Para entender melhor sobre o hemograma é preciso entender um pouco mais sobre o sangue. O sangue tem um papel essencial na manutenção e proteção do corpo humano. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes e outras substâncias nas células.  Sua composição é feita de:

  • Hemácias: glóbulos vermelhos encarregados de transportar oxigênio para o organismo
  • Leucócitos: glóbulos brancos que atuam contra infecções
  • Plaquetas: cuidam da coagulação do sangue

Dessa forma, uma mudança no padrão dessas células indica que algo está errado no corpo. Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

Para que serve o hemograma completo?    

  O hemograma é uma grande ferramenta para descobrir como está a saúde do paciente. Resultados anormais indicam que algo está errado e, a partir daí, é possível iniciar uma investigação médica. Dentre as doenças possíveis de identificar estão:

  • Leucemias e linfomas
  • Infecções
  • Anemias
  • Distúrbios da medula óssea
  • Inflamações
  • Alterações na imunidade

Além desses casos, o exame também garante que o paciente possa fazer uma cirurgia e mostra como o corpo reage a determinados tratamentos.

Quando fazer hemograma completo?      

Na maioria dos casos, um hemograma faz parte dos exames de rotina. Mas, algumas vezes, pode ser solicitado para investigar a causa de sintomas como fraqueza; cansaço; sangramento do nariz, gengivas ou pele; anemia; infecções; doenças do sangue e manchas roxas em grande quantidade.

Para saber mais sobre EXAMES CLIQUE AQUI


Compartilhar:

7 de junho de 2022

Covid longa: estudo registra 23 sintomas mais de um ano após infecção

3 de fevereiro de 2022

Fevereiro laranja: alerta sobre leucemia, câncer que afeta o sangue

19 de novembro de 2021

Vale na Imprensa: Covid, laudos para viagens internacionais

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© Copyright / 2021-2022 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais