A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

LEIA MAIS SOBRE EXAMES

CONFIRA NOSSAS DICAS DE SAÚDE

FIQUE POR DENTRO DO VALE DIAGNÓSTICOS


Março Lilás e Azul-Marinho: Prevenção dos cânceres de colo de útero e colorretal

As cores lilás e azul marinho foram escolhidas para marcar a campanha de combate aos cânceres do colo do útero e do colorretal, respectivamente. O mês de março é marcado pelo alerta às doenças.

Março Azul-Marinho - O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.

No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

Sintomas

Nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas. Recomenda-se procurar seu médico, caso apresente um ou mais dos sintomas:

- Diarreia ou constipação.

- Sensação de que o intestino não está completamente esvaziado.

- Presença de sangue nas fezes.

- Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.

- Cansaço e fadiga.

- Perda de peso sem um motivo específico.

Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia. Às vezes, o primeiro sinal do câncer colorretal é a diminuição dos glóbulos vermelhos no exame de sangue.

Exames como Hemograma completo, pesquisa de sangue oculto nas fezes e o marcador tumoral CEA podem ajudar na invetigação do diagnóstico precoce dos cânceres de colorretal.

Março Lilás - Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo de útero, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Considerada a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.

Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.

Sintomas

 O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em estágio inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:

- Sangramento vaginal anormal.

- Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual

- Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.

- Sangramento após a menopausa.

- Sangramento após a relação sexual.

- Dor durante a relação sexual.

- Dor na região pélvica.

- Em casos de doença avançada os sinais e sintomas podem incluir:

- Inchaço das pernas.

- Problemas ao urinar ou evacuar.

- Sangue na urina.

Esses sinais e sintomas também podem ser provocados por outras condições além do câncer de colo do útero. Ainda assim, se algum desses sinais ou outros sintomas suspeitos surgirem você deve consultar um ginecologista imediatamente, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Exames como papanicolau e marcadores tumorais como ( SSC e CA 125) podem ajudar na investigação do diagnóstico precoce dos cânceres de colo uterino.

Faça seus exames com regularidade. 

Compartilhar:

Últimas Publicações

31 de janeiro de 2024

Prazo para realização do exame toxicológico é prorrogado; veja o calendário

6 de fevereiro de 2024

Fevereiro Roxo e laranja.

25 de outubro de 2023

Vale na Mídia: Jornal Tribuna de Joanópolis

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© Copyright / 2023 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais