A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

EXAMES

DICAS DE SAÚDE

INSTITUCIONAL


Exame de sangue e fezes na infância
Primeiramente você deve saber que os exames de sangue, fezes e urina devem fazer parte da rotina infantil para garantir que qualquer problema de saúde seja rapidamente detectado e tratado; ainda que a criança esteja saudável, esses exames fornecem informações importantes para que os médicos possam atuar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e obesidade.

Acreditamos que todas as mamães e papais levam seus filhos regularmente ao pediatra, mas o que poucos sabem são os motivos reais da necessidade de realizar os check-ups anuais nos pequenos. Então, confira algumas dicas sobre a importância dos exames laboratoriais mais básicos – de sangue, fezes e urina para os bebês. Boa Leitura!

EXAMES DE FEZES PARA OS BEBÊS

Para a realização do exame de fezes, é necessário coletar o material em um recipiente próprio, que é fornecido pelo próprio laboratório ou vendido em farmácia. As fezes não devem ter contato com a água do vaso sanitário ou urina e precisam ser entregues ao laboratório o quanto antes.   

Armazenamento: Se for necessário aguardar, armazene o material na geladeira, por um período não superior a 24 horas. Para isso, é muito importante que o material esteja corretamente fechado, envolvido em papel alumínio para que não haja contaminação da amostra e do conteúdo da geladeira.

O que o exame de fezes ajuda a detectar: O exame de fezes pode auxiliar o médico no diagnóstico de uma série de problemas de saúde, como:

  • verminoses: o teste detecta a presença de parasitas e protozoários, responsáveis por sintomas como diarreias, emagrecimento excessivo e fraqueza;
  • gordura: a presença excessiva de gordura nas fezes está relacionada à diversas enfermidades, como doença celíaca e de Crohn, que precisam ser investigadas;
  • sangue: a presença de sangue nas fezes pode indicar problemas no sistema digestivo e exigir exames complementares.

IMPORTÂNCIA DO EXAME DE FEZES NA INFÂNCIA

Os exames devem ser realizados anualmente para garantir que qualquer eventual problema de saúde do seu filho seja detectado precocemente, especialmente na fase em que os pequenos começam a engatinhar e levar coisas à boca e estão mais sujeitos à adquirir uma verminose.

Também é comum que o problema apareça quando a criança começa a comer comida, especialmente crua. Além do check-up anual, o exame de fezes deve ser realizado sempre que surgirem sintomas específicos que possam indicar a presença de vermes, como emagrecimento excessivo, dores de barriga constantes, fraqueza e coceira no ânus.

Dica que VALE: É importante realizar o teste também sempre que houver qualquer alteração importante na consistência ou cor das fezes ou a presença de gordura ou sangue. Adicionalmente, o médico também pode solicitar o exame se desconfiar de alguma doença crônica, para verificar se há a presença de alguma substância específica no material.

EXAME DE SANGUE PARA BEBÊS

Para realizar a coleta é necessário levar a criança até o laboratório de análises laboratoriais, de preferência na Vale Diagnósticos – é claro – onde o profissional fará a coleta do material e enviará as amostras para a análise.

Dica que VALE: O jejum só é recomendado em exames de sangue em que a alimentação influi diretamente no resultado, como nos testes de glicose, insulina e peptídeo C. Exames para avaliar o colesterol e triglicerídeos, por exemplo, não exigem longos períodos sem alimentação. Por isso, é importante informar-se sobre os procedimentos adequados – fale com seu médico – para não submeter a criança a um longo período de jejum sem necessidade.

IMPORTÂNCIA DO EXAME DE SANGUE PARA AS CRIANÇAS

Com o auxílio dos exames de sangue, o médico tem a oportunidade de diagnosticar precocemente ou tratar uma série de doenças e deficiências nutricionais nas crianças, ainda que elas estejam aparentemente saudáveis, sendo as mais comuns:

  • Diabetes;
  • Anemia;
  • Colesterol e triglicerídeos elevados;
  • Baixa dosagem de vitamina D.

O foco é garantir que a saúde dos pequenos esteja sempre em dia!
Principalmente porque, em crianças pequenas, a deficiência de ferro, condição que provoca anemia, é relativamente comum, e pode ser facilmente detectada por meio do teste, certo?

DOENÇAS ASSINTOMÁTICAS E DEFICIÊNCIA DE PESO

Através dos exames é possível mensurar as quantidades minerais e vitaminas, especialmente em crianças com dificuldade para ganhar peso. É importante destacar que alguns problemas de saúde são assintomáticos – se desenvolvem sem que a criança apresente qualquer sinal externo de problema – por exemplo:

  • Crianças aparentemente saudáveis e com peso dentro do esperado para sua idade apresentem taxas de colesterol e triglicerídeos elevadas.
  • No caso daquelas com excesso de peso ou com histórico familiar de doenças crônicas, o cuidado deve ser redobrado.

Importante também realizar exames de sangue sempre que a criança apresentar quadro infeccioso, com sintomas como dor, manchas pelo corpo ou febre.

EXAMES LABORATORIAIS E A ROTINA PEDIÁTRICA 

Independentemente da idade em que a rotina de exames laboratoriais é iniciada, é fundamental que a criança faça visitas regulares ao pediatra, para que ele possa acompanhar de perto o seu desenvolvimento.

Deixar para visitar o médico apenas quando os pequenos estão com dor, febre ou algum outro sintoma preocupante é uma conduta pouco recomendável. O ideal é que no primeiro ano de vida a criança faça visitas mensais ao pediatra, passando para visitas trimestrais no segundo ano e anuais a partir daí.

Dessa maneira, é possível acompanhar detalhadamente a saúde da criança, diagnosticando e tratando rapidamente qualquer enfermidade e garantindo um desenvolvimento saudável.

Gostou?  Então compartilha com seus amigos!    


coleta domiciliar coronavirus coronavírus covid19 DICAS dicas de saúde doença EXAMES FAQ hepatites virais institucional laboratório mitoxverdade novembro azul próstata sars-cov-2

DICAS

Compartilhar:

14 de setembro de 2021

Check UP Médico: Quais os exames fazer?

11 de outubro de 2021

Vacinas do bebê: saiba quais são e quando tomar

12 de agosto de 2021

Exames laboratoriais para medicina ocupacional

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© Copyright / 2021 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais